top of page

Por que Lima a capital do Peru, é fria no inverno?

Sabemos que as cidades localizadas nos trópicos, isto é, aquelas que estão mais próximas da linha do Equador, são mais quentes durante o ano. Isso ocorre devido a maior incidência dos raios solares nessa área do planeta terra, fazendo com que elas apresentem temperaturas elevadas. E até mesmo no inverno, a temperatura não cai muito. Em sua maioria apresentam um clima equatorial e tropical. Mas existem algumas cidades que por estarem em elevada altitude, apresentam um clima temperado onde as temperaturas são amenas, como é o caso de Quito (Equador), Bogotá (Colômbia), entre outras. Por esse motivo é curioso saber por que a cidade de Lima no Peru é fria no inverno, mesmo estando localizada nos trópicos e quase ao nível do mar (baixa altitude). A seguir estão algumas informações sobre a mesma e também a explicação para essa característica singular que a cidade tem.

Lima é a capital do Peru e maior cidade do país, localizada na costa oeste da América do Sul. A cidade de Lima está situada no litoral Peruano na região central do país, de frente para o oceano Pacífico. Esta área em que a cidade se encontra faz parte do deserto ao longo da costa do oceano Pacífico, na América do Sul. Essa faixa de terra árida vai do extremo norte do Peru, até o deserto de Atacama, no Chile.

Apesar de estar a uma latitude de 12°03’S e quase ao nível do mar, a cidade possui um inverno frio e cinzento devido a nuvens baixas plainarem sobre o litoral trazendo consigo uma neblina densa que os peruanos chamam de garúa. Essa neblina densa pode durar meses durante o inverno e vem acompanhada por garoas (chuviscos). Devido à presença de nuvens e a forte neblina a capital do Peru passa o inverno sem a presença dos raios solares, o que contribui para o clima ser frio para a latitude em que se encontra. Para aumentar a sensação de frio que os peruanos sentem, há a presença da umidade relativa do ar que é bastante alta, cerca de 95%. Ela vem acompanhada através das nuvens e da neblina densa. Apesar da alta umidade, a precipitação é extremamente baixa.

Essa estação fria em Lima se estende do mês de Junho até o mês de Outubro e possui uma temperatura média entre 18 e 17 °C. Os meses mais frios são Agosto e Setembro com média de 15 °C para a temperatura mínima e 19 °C para a temperatura máxima.

O céu nublado, acompanhado pela neblina pesada que impede os raios solares e confere esse tempo frio no inverno em Lima, também é ocasionado devido ao clima peculiar que a cidade tem, pois apresenta um clima desértico frio (BWk) de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger.

Os fatores que fazem a cidade ter esse clima apesar de a mesma está localizada nos trópicos e quase ao nível do mar, é o encontro do ar frio da corrente marítima de Humboldt que depois de vir da Antártica colide com o ar quente do continente propiciando a formação de nuvens esfriando o ambiente. Devido à presença da Cordilheira dos Andes que age como barreira natural, essas nuvens não se espalham, contribuindo para que o céu permaneça encoberto durante boa parte do ano e também impede a formação de chuvas,

fazendo com que a mesma seja conhecida por ser uma cidade que quase não chove durante o ano.

Desse modo, não seria contrassenso dizer que para a latitude em que se encontra, Lima é uma cidade fria no inverno.

É importante dizer também que o verão em Lima é relativamente ensolarado e tem uma duração de Dezembro a Abril com temperatura média de 22,5 °C.

 

Texto por : Amós Lacerda (Diretor Financeiro da MapGeo Jr. UFPE)

3.613 visualizações0 comentário
bottom of page